A importância da prática esportiva no desenvolvimento infantil

O desenvolvimento da coordenação motora é algo que deve ser iniciado logo na primeira infância

A infância é a fase de maior descoberta e exploração que temos em nossas vidas. Movimentar-se e praticar esportes são ferramentas preciosas para o desenvolvimento infantil, entre as inúmeras vantagens da prática de atividade física estão o domínio e o conhecimento do corpo; o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança; e a melhora do sistema cardiocirculatório, da flexibilidade e do equilíbrio.

A prática esportiva pode proporcionar diversos benefícios para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

Coordenação motora, concentração, raciocínio lógico e memória são algumas das habilidades cognitivas desenvolvidas e aprimoradas durante a prática do esporte. Na saúde física, pode ajudar na prevenção de obesidade e de doenças como hipertensão, colesterol, diabetes e outros problemas cardiológicos, que são comuns surgirem na vida adulta quando há falta de hábitos saudáveis.

As crianças que se movimentam, brincam e praticam exercícios físicos regularmente ganham mais equilíbrio motor e condicionamento e tornam-se adultos mais saudáveis apresentando menos risco de obesidade, diabetes e hipertensão.

É preciso atentar para a fase que se encontra a criança para oferecer o melhor para o seu desenvolvimento.

AS FASES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

De 6 meses a 4 anos – Período de receber estímulos visuais e sonoros e de engatinhar. Nessa fase, é fundamental brincar livremente, explorar ambientes e fazer novas descobertas. A natação já pode ser introduzida com aulas lúdicas desde os 6 meses.

De 5 a 7 anos – Etapa de brincadeiras, jogos e poucas regras. Nessa faixa etária, a criança já conhece melhor os limites de seu corpo. Brincar de amarelinha ou pega-pega, jogar bola, andar de bicicleta e qualquer outra coisa que despertar sua curiosidade é válida

De 8 a 10 anos – Aos poucos, os pequenos podem começar a conhecer as regras dos esportes e já têm capacidade de coordenar os movimentos. Futebol, judô, capoeira, ballet, circo, corda e queimada são algumas opções.

De 11 a 14 anos – Por volta dos 11 anos, as crianças já podem iniciar as demais modalidades voltadas para o desenvolvimento esportivo, como tênis, futebol, vôlei, basquete, handebol, ginástica, judô, entre outras.

Jogos coletivos como o pega-pega e a queimada auxiliam na comunicação verbal e na exploração conjunta.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE ESPORTE NA INFÂNCIA

Desenvolve a coordenação motora

O desenvolvimento da coordenação motora é algo que deve ser iniciado logo na primeira infância. É a partir dela que o pequeno se sentirá confortável e confiante para explorar o mundo ao seu redor.

Os esportes são uma ferramenta fundamental para isso e auxiliam muito na consciência corporal.

Ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais

Nós somos seres sociais e precisamos constantemente de interação, a partir dessas relações, nos desenvolvemos e vivemos melhor em sociedade.

O esporte auxilia a criança a compreender o conceito de trabalho em equipe e estimula o respeito pelas diferenças.

Desenvolve o espírito de equipe

A importância do esporte na escola ultrapassa os limites da saúde e transmite ensinamentos valorosos para a convivência em sociedade e para o sucesso profissional.

Aprender a trabalhar em grupo é uma virtude e os esportes – especialmente os coletivos – ensinam que a união e o espírito de equipe são fundamentais para garantir bons resultados quando os desafios vêm à tona, sejam eles dentro de uma quadra ou em uma equipe de trabalho.

Dentro do ambiente escolar, o trabalho em grupo estimulado pelas atividades físicas é, inclusive, uma forma de:

Aproximar alunos e fazer novas amizades;

Assimilar e aprender a aceitar diferenças;

Transmitir valores de igualdade e união.

Melhora no convívio social

O esporte firma um impacto direto na capacidade de crianças e adolescentes de conviverem com pessoas diferentes, saberem introduzir novas pessoas em seus ciclos de amizade e, claro, respeitar as diferenças entre os indivíduos.

Melhora o senso de organização e disciplina

Esportes são cheios de regras, normas e demandam muita disciplina. Por isso, são uma ótima maneira de trabalhar essas questões em pequenos seres que ainda não entendem muito bem esses conceitos.

Além de tudo isso, a prática regular de esporte auxilia as crianças também na organização e na compreensão da rotina.

Promove um crescimento mais saudável

Quando começam na infância, faz com que esses benefícios sejam sentidos desde o começo da vida.

Reduz o risco do desenvolvimento da obesidade e outras doenças

Manter o corpo se mexendo desde cedo é uma das melhores maneiras de evitar que faça parte da vida da criança no futuro.

Diminui o risco de problemas emocionais

A prática de atividades físicas libera no organismo uma série de substâncias e hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar — isso é essencial para a prevenção de problemas como a depressão. Se exercitar também é uma ótima estratégia para combater a ansiedade, tão comum na infância e adolescência.

Faz com que a criança aprenda a lidar com ganhos e perdas

Quando praticamos esportes, aprendemos que há dias em que ganhamos e outros que perdemos. A criança, ao participar de algum esporte, aprende a lidar com essas emoções, como a frustração, e a entender que derrotas fazem parte do nosso dia a dia.

Desenvolver essa mentalidade na infância é fundamental para que os pequenos possam crescer lidando bem com as perdas e derrotas.

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS

A desenvoltura no universo do esporte tem um quê de talento, mas é também uma habilidade que se pode aprender, desenvolver e aprimorar. Por isso, como já mencionamos, o esporte na infância tem um valor inestimável não apenas no aspecto da saúde, mas também como construção de uma memória afetiva capaz de internalizar a alegria e a satisfação que brotam de uma vida fisicamente ativa.

Para isso, as aulas de Educação Física já nas primeiras fases da vida escolar cumprem um papel muito importante. Nelas, a criança é instruída a desenvolver a consciência corporal, compreender as possibilidades de extensão do corpo, aprender tecnicamente determinados movimentos e entender-se como ser ativo.

Esportes coletivos como ferramenta de socialização

Ao contrário do que acontece na juventude e na fase adulta, quando os valores da vitória, do resultado e da competitividade estão mais aflorados, a visão do esporte para criança deve ser construída a partir das dimensões da convivência e da espontaneidade.

Os jogos e atividades em grupo despertam nas crianças a necessidade de aprender a liderar, como lidar com conflitos, como solucionar desafios e, por último, também a serenidade de celebrar com respeito às vitórias e a grandeza de reconhecer limites e derrotas.

Combinar a diversidade com o gosto da criança é fundamental

Além da importância do acompanhamento de um profissional habilitado (educador físico, técnico ou treinador), é importante que a criança seja incentivada dentro de casa (e, se possível, veja o exemplo dos pais) e seja exposta a estímulos diversos na prática esportiva – até que ela se identifique com uma modalidade que lhe dê mais satisfação de praticar.

Bruno Ribas é Comunicador – Gestor Educacional e Empresário

Ana Lopes – Jornalista – Graduada em Educação Física e Mestre em Fisiologia Humana