1 milhão de investidores em Fundos Imobiliários

Por Sérgio Hermílio Santiago*

Menos de um ano após alcançar 500 mil cotistas, os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) chegaram a 1 milhão de investidores. A marca emblemática, alcançada em agosto deste ano, conforme dados divulgados pela B3, ilustra o apetite dos brasileiros pela classe de ativos. O salto é colossal: em 2009, o número de investidores em FIIs era de apenas 12 mil.

Nem a pandemia, que causou quedas bruscas no mercado de renda variável no início do ano, impactou o crescimento dos Fundos Imobiliários. A explicação, conforme analistas e especialistas que estudam o mercado, está na forte queda das taxas de juros, que impacta diretamente o desempenho da renda fixa.

Os Fundos Imobiliários são considerados um “meio-termo” entre a segurança da renda fixa, que atualmente não tem conseguido nem repor a inflação, e o sobe e desce da renda variável. Fundo Imobiliário é ativo de renda variável, negociado em Bolsa, mas com uma oscilação historicamente menor que as ações, por exemplo. Além disso, o pagamento regular de dividendos (geralmente todo mês) dá mais conforto ao investidor.

Atualmente, o mercado de FIIs representa um montante de R$ 105 bilhões, com uma negociação diária de R$ 214 milhões. No total são 327 fundos listados na B3, tanto de tijolos (que investem em imóveis físicos) quanto de papel (que investem em recebíveis imobiliários).

Especialistas como o professor Arthur Moraes, da Exame Research, afirmam que Fundos Imobiliários devem ter espaço na carteira de todos os investidores, independente do perfil. Trata-se de uma classe de ativos muito útil, principalmente para a parte da carteira destinada à aposentadoria.

Dá para viver de renda com FIIs?

Sobre carteira previdenciária, o analista de Fundos Imobiliários Rodrigo Medeiros, do portal “www.desmistificando fii.com.br”, fez um estudo aprofundado sobre a eficiência dos fundos para viver de renda. A pesquisa, disponível ao público em geral, abrange uma janela de tempo de 10 anos e considera uma carteira teórica estruturada em 2010.

O analista compara o desempenho dos nossos Fundos Imobiliários com os REITs (Fundos dos Estados Unidos). A conclusão é que, mesmo com as variações no pagamento dos rendimentos devido aos ciclos econômicos, os FIIs se mostraram muito eficientes (em alguns aspectos, até mais que os REITs) para quem deseja viver de rendimentos.

E como funciona um FII

Investir em Fundo Imobiliário é como investir em imóvel para renda, só que muito mais fácil e prático. Para investir em um imóvel físico, é preciso ter uma grande quantia em dinheiro. Além disso, há toda a burocracia envolvendo inquilinos e a concentração de risco: se o inquilino ficar inadimplente ou o imóvel ficar vago, a renda zera.

Investir em FIIs é muito mais simples. Com algumas centenas de reais já é possível comprar cotas de diversos fundos, com diversos imóveis e vários inquilinos. Se algum imóvel ficar vago ou algum inquilino não pagar, o impacto nos rendimentos será pequeno diante da diversificação.

Outra vantagem é que o investidor pode comprar aos poucos, à medida que estuda os fundos e aprende sobre o mercado. Comprou uma cota? No mês seguinte já receberá alguns centavos referentes ao aluguel. Simples assim. As cotas são negociadas em Bolsa o que facilita entrar e sair do investimento com facilidade – outra vantagem sobre os imóveis físicos, geralmente difíceis de vender.

Os números mostram que a classe de ativos tem ganhado cada vez mais a adesão dos brasileiros. Com mais dinheiro chegando, o mercado também passa por uma expansão jamais vista. Vários Fundos Imobiliários estão estreando na Bolsa (já tem fundos que alugam silos agrícolas, compram terras para cultivo de grãos, etc) e outros estão fazendo novas emissões de cotas para crescer de tamanho.

Quer aprender mais sobre o mercado de Fundos Imobiliários? Alguns sites especializados divulgam informações diárias sobre o assunto, como o “www.clubefii.com.br”, “www.desmistificandofii. com.br”, dentre outros. A Exame Research também tem um programa com o professor Arthur Moraes “FIIs em Exame” que tira dúvidas do público sobre o tema. Acesse “www.exame com/research”, faça o cadastro e envie sua pergunta. O programa vai ao ar toda semana pelos canais da Exame.

*Relações públicas, ex-repórter do Folha Popular e ex-editor no grupo de Fato. Acredita que a educação financeira tem o poder de mudar para melhor o futuro das pessoas