Câmara de Conceição apóia movimento de atingidos pela mina da Anglo American


Moradores de comunidades atingidas pela mina da empresa Anglo American fazem manifestação por tratamento adequado por parte da mineradora

A Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro esteve presente, no dia 30 de janeiro, na manifestação realizada por cerca de 40 moradores oriundos das comunidades de Jassem, Passa Sete, Água Quente, Turco, Beco e Sapo. Os manifestantes ocuparam a rodovia MG-010 no trecho entre Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim, impedindo o trânsito no local que leva até à mina do projeto Minas-Rio.

Servidores da Câmara Municipal foram até o local da manifestação representando os vereadores da Câmara Municipal, que participavam de uma capacitação legislativa em Belo Horizonte e estiveram também em Brumadinho para ver de perto a realidade da comunidade local. Além de fazer o levantamento das demandas das comunidades presentes, foi disponibilizado apoio técnico e confirmada a participação da Câmara no processo de discussão dos direitos e garantias dos moradores atingidos.

A preocupação central da população presente era a segurança diante dos acontecimentos recentes envolvendo duas barragens de rejeitos nas cidades de Mariana e Brumadinho, ambas em Minas Gerais.

Conforme sugestão dos vereadores, foi formado um grupo composto por dois representantes de cada uma das comunidades presentes que irá fazer a interlocução com a Câmara durante os trabalhos do Legislativo na busca pela melhor solução das demandas apresentadas.