Para finalizar o ano letivo, os estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo promoveram feiras de empreendedorismo em escolas do município.
A atividade integra a segunda etapa do projeto Empreendedorismo na Escola, implantado no governo do Prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho. Na primeira etapa, investiu-se na formação dos diretores, pedagogos e professores, que finalizaram a formação com a Feira do Empreendedor em 2017.
Desde meados de maio deste ano, os alunos de 4º, 5º e 6º ano de escolaridade desenvolveram trabalhos com foco na educação empreendedora e finalizaram em dezembro com a promoção da feira em cada escola. Na ocasião, eles expuseram produtos variados como temperos, sucos detox, doces, cachorro quente, objetos de decoração e produtos de limpeza. As feiras contaram com a presença de moradores das comunidades locais.
A secretária municipal de Educação, Maria do Rosário Melges, explica que “considerando a fase de formação na qual os alunos se encontram, pode-se observar que, ao trabalhar a educação empreendedora, são desenvolvidas habilidades como a autonomia, a liderança, a criatividade e a responsabilidade, tão fundamentais no contexto social contemporâneo”. Para ela, isso não significa que este jovem sairá da escola e abrirá sua própria empresa. “Ele pode nem vir a ser, de fato, um empresário. Mas, acima de tudo, ele será um aluno mais motivado, um cidadão melhor e um funcionário ou servidor muito mais eficiente”, acredita a educadora.
O projeto Empreendedorismo na Escola objetiva formar indivíduos responsáveis pelo seu próprio futuro e pelo futuro das comunidades em que vivem. Indivíduos solidários, cooperativos, éticos, responsáveis e comprometidos com uma sociedade mais justa. E a escola é a instituição responsável pela formação do aluno num todo, favorecendo situações em que possa prepará-lo para a vida, para o mercado de trabalho e para competir com os demais pelo sucesso.
Para 2019, a equipe da Secretaria de Educação de São Gonçalo está avaliando a possibilidade de ampliar o projeto para outros anos de escolaridade.