Esporte
ESPORTES: Pista oficial de atletismo chega a Itabira 09/09/2014 às 09:54:25

O prefeito Damon Lázaro de Sena esteve na tarde do sábado (6) no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, onde recebeu a pista oficial de atletismo tão esperada pelos itabiranos. Além de assessores, secretários e servidores municipais, acompanharam o prefeito atletas da Associação dos Corredores de Rua de Itabira - Speedy Fox, da Papa-Léguas Corrida de Rua e da Associação Itabirana de Atletismo (Aita). A pista de atletismo, no valor de R$ 3 milhões, é uma doação do Governo Federal à Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que fez o repasse à Prefeitura.

Com 400 metros de extensão, a pista de padrão olímpico é importada do Canadá e será instalada no campus da Unifei em Itabira, mas para uso de toda a população. A expectativa é de que isso ocorra até meados do ano que vem. A Federação de Atletismo Brasileira deverá acompanhar de perto a montagem da pista. Para a implantação, a Prefeitura de Itabira deverá investir aproximadamente R$ 4 milhões.

“Construir uma pista oficial de atletismo na cidade é fazer com que o município tenha um espaço apropriado para mostrar seu potencial nesta categoria de esporte. Temos muitas equipes e atletas de ponta que não possuem um local específico para os treinamentos. Com a potencialidade que Itabira tem, esta pista vai nos permitir alcançar voos maiores. Atletas de toda a região poderão desenvolver treinamentos no local. A pista contribuirá para que nossos corredores possam desejar comparecer em eventos de atletismo em nível estadual, nacional e até mesmo mundial”, declarou o prefeito.

Ainda de acordo com Damon Lázaro de Sena, o desejo da administração municipal é de que, com a pista pronta, Itabira possa ser sede de alguma delegação que disputará as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. “Se não der tempo de nenhum dos nossos atletas participar da próxima Olimpíada, incentivaremos para que possam disputar em 2020. Enquanto isso, nossa pista estará à disposição de alguma delegação que porventura possa necessitar. Isso traz mais expressão para Itabira e permite que as pessoas tenham acesso a uma estrutura de qualidade dentro do município”, concluiu o Chefe do Executivo Municipal.

Para o atleta da Speedy Fox Luiz Procópio da Cruz, “é um prazer ainda treinar e poder ver o começo de um projeto pelo qual lutamos há 38 anos”. Já Geraldo Antônio Dias, da equipe Papa Léguas, disse que a pista é o resultado da união de todas as equipes do município e da Prefeitura de Itabira. “Devemos incentivar os jovens a ingressarem no esporte, no atletismo. Tem muita gente boa para correr junto conosco nesta nova pista”, afirmou o atleta.

Além da pista oficial de atletismo, o Governo Municipal também investirá no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) que será implantado na região dos bairros Abóboras, Conceição e Fênix. Para o local, uma pista de 110 metros será adquirida em parceria do Governo Federal. O município aguarda ainda a conclusão da Praça de Esportes e Cultura, no Fênix. As obras já estão em fase avançada.





SEM BANNERS NESTE LOCAL!