Educação
REDE DE ENSINO: Mais de 7 mil alunos vão participar do Programa Saúde na Escola 12/08/2014 às 16:01:16

Até o dia 15 de agosto, alunos da Escola Municipal Américo Giannetti (Emag) participarão da semana Saúde na Escola. Equipes das secretarias municipais de Educação e Saúde vão ministrar palestras, propor exercícios físicos, orientar sobre saúde bucal e alimentação saudável. A abertura das atividades aconteceu na manhã de segunda-feira (11) e também marcou o início do Programa Saúde na Escola (PSE) 2014/2015, que vai orientar e atender mais de 7 mil alunos da rede municipal.

Na abertura, estiveram presentes o prefeito Damon Lázaro de Sena, a secretária Municipal de Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, a secretária-adjunta de Saúde Miriam Lage Fernandes, a diretora da Emag Rita de Cássia Fontes Santana, professores, funcionários e pais de alunos. Os estudantes cantaram música de boas-vindas e também apresentaram uma dança relacionada à cultura da paz nas escolas.

Rita Santana comentou sobre a responsabilidade dos educadores na formação das crianças. “Temos o dever de trabalhar o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, além de contribuir para que as crianças adotem comportamentos favoráveis à saúde, estimulando a conscientização em relação aos cuidados com seu próprio corpo, alimentação saudável, importância da atividade física, respeito ao outro, solidariedade, a cultura da paz, equidade e cidadania”.

“Estamos aqui porque temos ternura por vocês e achamos importante que  cresçam saudáveis, mas cada um tem que fazer a sua parte. Alimentaram-se direitinho? Estão respeitando as orientações dos pais?”, perguntou Luciane Santos aos alunos. Posteriormente, ela agradeceu aos profissionais envolvidos nas ações voltadas à saúde na escola e afirmou que a educação oferecida na infância é importante para haver adultos mais comprometidos com a saúde no futuro.

Damon Lázaro de Sena deu alguns conselhos às crianças: seguir as recomendações dos pais e professores, comer frutas e verduras, beber a quantidade de água necessária e participar de atividades físicas, por exemplo. “Queremos saúde boa para todo mundo. Vocês, crianças, serão responsáveis pelo mundo no futuro e é importante que tenham essa consciência de que saúde é prioridade. As informações que forem passadas a vocês devem ser levadas para casa. Os professores e profissionais da área da saúde estão aí para orientá-los”, comentou.

Sobre o PSE

Promovido pelos ministérios da Educação e da Saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE) promove a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A Prefeitura de Itabira aderiu ao programa que, na edição 2014/2015, vai abranger 7.263 estudantes de 39 escolas da rede municipal. Equipes dos PSFs, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e profissionais que trabalham na SME vão oferecer o suporte necessário aos trabalhos desenvolvidos nas escolas.

 Profissionais vão abordar sobre saúde bucal e promover a escovação supervisionada. Alunos da educação infantil e ensino fundamental serão submetidos à avaliação antropométrica: por meio do peso e da estatura, os profissionais acompanharão a situação nutricional das crianças para verificar se há obesidade ou desnutrição. Estudantes entre 6 e 14 anos também farão exames oftalmológicos: caso algum problema visual seja identificado, o aluno será encaminhado ao médico oftalmologista para receber o tratamento necessário. Os estudantes também participarão de palestras com temáticas relacionadas à saúde, como prevenção do uso de drogas, sexualidade, alimentação saudável, entre outras.





SEM BANNERS NESTE LOCAL!