Cultura
LAZER: Abertura do Festival de Inverno de Itabira tem público superior a 10 mil 08/07/2014 às 07:38:17

Reunindo um público de cerca de 10 mil pessoas, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Prefeitura de Itabira abriram, oficialmente, o 40º Festival de Inverno de Itabira. Durante a solenidade, o prefeito Damon Lázaro de Sena comentou sobre a importância do festival na cidade. “A nossa superintendente é filha do responsável pela construção do Centro Cultural. Enquanto a população esperava por um estádio de futebol, ele investiu na cultura. Hoje é uma alegria comemorar os 40 anos do Festival de Inverno”.

A Superintendente da FCCDA, Sônia Cristina Magalhães Alves, em um discurso emocionado ressaltou que “o Festival de Inverno é feito para os itabiranos. Espero que toda Itabira posso comemorar com a gente essa data histórica. Nos dias mais frios do ano, Itabira vai ferver”. A solenidade contou ainda com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Assis, e o do gerente de operações da Vale no Complexo Itabira, Fernando Carneiro.

A noite começou com o show comemorativo do projeto “Itabiranos em Cena”. Jésus Henrique, Tony Primo, Daurea e Amine Jabour, Ana Moreira e Lívia Braga apresentaram um repertório recheado de sucessos de artistas nacionais que passaram pelo Festival nos últimos 40 anos. Em seguida, Jorge Ben Jor  tocou e cantou de grandes sucessos de sua carreira. De volta a Itabira depois de 20 anos, ele fez o público dançar em show que durou mais de duas horas. Pessoas de todas as idades lotaram a Praça.

 

Destaques

Outro destaque da noite foi a maria-fumaça da Praça do Areão que ganhou brilho próprio com uma iluminação especial. Além disso, uma máquina de fumaça instalada em seu interior fez com que a locomotiva soltasse fumaça a cada dez minutos. Esta foi uma forma de chamar a atenção para a importância desse imponente patrimônio histórico municipal.

Mais uma novidade do festival deste ano foi a parceria com a Funcesi que permitiu ao público estacionar os veículos no estacionamento principal da instituição. Para ter garantia de tranquilidade e segurança era preciso apenas doar duas caixas de leite. Foram arrecadados quase 300 litros de leite que serão doados a instituições itabiranas.

Essa parceria volta a acontecer no Dia do Rock (13) e nos shows dos dias 26 (Zeca Baleiro) e 27 (Erasmo Carlos). Apenas no dia 18, quando acontece o show de Nando Reis, não será possível utilizar o estacionamento.





SEM BANNERS NESTE LOCAL!