Cultura
CULTURA: Vale leva Rodas de Conversa a cerca de 85 professores e 200 alunos de Itabira 23/05/2014 às 16:21:54

A Fundação Vale promoveu mais uma ação do projeto Rodas de Conversa para professores e alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de Itabira, na última sexta-feira. O projeto consiste em um bate-papo sobre a diversidade étnico-racial com autores de livros infantojuvenis.

O autor convidado este ano foi Dagoberto José Fonseca, formado em ciências sociais, professor universitário e autor do livro "Vovó Nanã vai à escola". Baseado em viagens a Moçambique e Angola, o livro conta a história de vovó Nanã, uma senhora africana e analfabeta, que vai a escola das netas para contar costumes de seu continente.

 

O projeto Rodas de Conversa tem como objetivo estimular a leitura e a prática da contação de histórias. Com o projeto, a Fundação Vale busca contribuir para o Pacto de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que é um programa do Ministério da Educação para a alfabetização até os oito anos de idade. Além disso, ao trabalhar a temática étnico-racial, o projeto está em consonância com as leis federais que estabelecem a inclusão das temáticas afro-brasileiras, africana e indígena nas escolas.

As Rodas de Conversa também serão realizadas nos municípios de Rio Piracicaba, Catas Altas, Santa Bárbara e Barão de Cocais.

 

Edições anteriores

Esta é a terceira ação das Rodas de Conversa em Itabira. Em 2013, o município recebeu os autores Sonia Rosa e Daniel Munduruku. No total, participaram das duas ações 88 professorese 160 alunos. Também foram distribuídas 158 maletas, com 11 livros infantojuvenis cada, visando complementar o acervo de escolas da rede pública municipal.

 

O autor

Autor de livros infatojuvenis, Dagoberto Fonseca é formado em Ciências Sociais e professor da faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com estudos e trabalhos voltados às populações Afro-Brasileiras e Africanas.





SEM BANNERS NESTE LOCAL!