Cultura
FIM DE SEMANA: Ipoema em festa com nova edição do Roda de Viola 12/05/2014 às 10:12:39

A edição da Roda de Viola do mês de maio, realizada na noite de sábado (10) no distrito de Ipoema, comemorou o Dia das Mães. Na abertura, o tradicional Ritual do Fogo e as apresentações dos Estaladores de Chicote, dos Berranteiros e do coral de Lavadeiras de Ipoema abrilhantaram a festa. As Lavadeiras (mirins e tradicionais) prestaram uma homenagem à senhora Maria Aurélia, coroando-a, pois é considerada pelos moradores do distrito como uma grande “mãe”, por sua forma de se preocupar e cuidar de todos. Maria Aurélia faz parte do Coral das Lavadeiras desde a sua fundação.

O vice-prefeito Reginaldo Calixto, representou o prefeito Damon Lázaro de Sena que execepcionalmente nesta edição não pôde comparecer. Calixto falou sobre a importância de se preservar as tradições e da parceria da Prefeitura com a comunidade ipoemense na realização da Roda de Viola. Maria Aparecida Madureira, diretora do Museu do Tropeiro e Luiz Carlos de Souza, administrador do distrito fazem parte da comissão organizadora do evento. Os shows com o trio João Poeta, Zé Moreno e Tiãozinho da Viola e com a dupla Cléver e Rondinele animaram os presentes que dançaram e se diveriram ao som da viola e músicas de raiz.

A Roda de Viola é organizada pela Prefeitura de Itabira, acontece sempre em noites de lua cheia, e tem como um dos principais objetivos valorizar e preservar antigas tradições e costumes da cultura tropeira. Além das atrações culturais e artísticas, os visitantes têm a oportunidade de se servirem com comidas típicas vendidas nas barracas. São oferecidas também roupas e peças de artesanato alusivas ao tropeirismo.





SEM BANNERS NESTE LOCAL!