Cultura
FIM DE SEMANA Sábado tem Roda de Viola e manifestações culturais no Museu do Tropeiro 11/04/2014 às 15:21:13

No próximo sábado (12), a partir das 20h30, a população de Ipoema vai receber a 1ª edição do ano da Roda de Viola. Promovido pela Prefeitura de Itabira, o tradicional evento será comemorado em frente à rodoviária do distrito, com muita música e apresentações culturais.

De acordo com a gestora do Museu do Tropeiro, Aparecida Leite Madureira, a Roda de Viola é uma das manifestações mais populares dos distritos de Itabira e atrai turistas de toda a região. A festa começa com o Ritual do Fogo, que resgata uma antiga tradição tropeira. Em seguida, o público poderá assistir às apresentações do grupo Sons da Tropa, Estaladores de Chicotes, Lavadeiras Mirins e Lavadeiras de Ipoema.

Com roupas e indumentárias criadas após pesquisas sobre a moda vigente entre os séculos XVII e XVIII, realizadas pela gestora do Museu, trovadores de Ipoema farão uma homenagem aos antigos tropeiros. Para Aparecida Madureira, a Roda de Viola é uma forma de interação entre a comunidade e o Museu do Tropeiro. “A pedido do prefeito Damon Lázaro de Sena, iniciamos um novo marco histórico. Buscamos estabelecer o Museu como um espaço próximo da população e que ele possa assumir cada vez mais sua função social junto à comunidade”, afirmou.

A noite conta ainda com shows de Maurício Rocha e Fabrício DiPaula. Para os amantes da gastronomia regional, haverá diversas barracas com comidas e bebidas típicas, como o pastel de angu e o feijão tropeiro. A Nega do Tabuleiro também faz parte das atrações gastronômicas do evento. Além disso, o público vai poder apreciar os artesanatos e quitandas produzidos por moradores de Ipoema. 





SEM BANNERS NESTE LOCAL!