Notícias
SERRA DO CARAÇA: Catas Altas se mobiliza para combater incêndio 26/09/2017 às 10:14:34

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu parte da Serra do Caraça, em Catas Altas, no último o domingo, dia 24 de setembro. Com o vento, o fogo estava se espalhando e seguindo em direção ao Santuário do Caraça.

Na ocasião, a cidade se mobilizou e, durante todo o domingo, o fogo foi combatido por voluntários brigadistas, integrantes do Previncêndio, Brigada da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), grupo de brigadistas das empresas da região, além de servidores e moradores.

A Prefeitura de Catas Altas atuou junto a toda a equipe, oferecendo suporte logístico e distribuindo alimentos e água, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O corpo de bombeiro foi acionado pela manhã, assim que o fogo começou, mas a corporação não enviou reforço. Segundo um plantonista do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, as aeronaves estavam em manutenção.

Ainda, os moradores reclamaram da impossibilidade de acionar o Corpo de Bombeiros no 193 através do celular. Ao ligarem, ouviam uma mensagem eletrônica informando que o número não existia ou não estava apto para receber chamadas.

“Com esta dificuldade em fazer contato com a Corporação, nós acionamos o deputado Thiago Cota que, prontamente, interveio junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para que as aeronaves do Instituto Estadual de Florestas pudessem chegar até o local do incêndio”, explicou o prefeito José Alves Parreira.

Na segunda-feira (25), os trabalhos tiveram início na parte da manhã e continuaram durante todo o dia. Ainda não se sabe quais foram as causas do incêndio.

A área afetada faz parte de uma das maiores Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), ocupando 51% das Reservas Particulares do Estado, conhecida mundialmente pela sua rica biodiversidade.





SEM BANNERS NESTE LOCAL!