Saúde
Farmácia de Minas: Pelo menos 903 mil medicamentos já foram distribuídos para a população 15/04/2014 às 09:08:29

Com o objetivo de garantir o acesso da população aos medicamentos padronizados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune) a Farmácia de Minas, no bairro Fênix distribuiu, em cinco meses de atividade, 903.183 unidades de medicamentos gratuitos, entre comprimidos, ampolas e frascos aos usuários de saúde. Desde o início do funcionamento, no dia 17 de outubro de 2013, são fornecidos aos usuários 209 tipos de medicamentos.  

Construída entre janeiro e outubro de 2013, através de um convênio celebrado entre o governo do estado e a Prefeitura de Itabira, a Farmácia de Minas funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com uma equipe composta por duas farmacêuticas, três atendentes e uma funcionária de serviços gerais, com foco no paciente, realizado com segurança, agilidade e eficiência, buscando a melhoria continua da qualidade no atendimento.

De acordo com a farmacêutica Renata Oliveira Andrade, uma das profissionais responsáveis pela farmácia, são atendidos diariamente entre 200 e 250 usuários de saúde. A unidade atende usuários de saúde de todo o município.

Além de garantir o acesso da população aos medicamentos essenciais, a Farmácia de Minas também concentra os serviços de monitoramento de indicadores da Assistência Farmacêutica, como o cadastro de pacientes com diabetes e que usam insulina, assim como a dispensação de glicosímetros e tiras reagentes para medição de glicemia. A farmácia é a única do município a fornecer o glicosímetro e uma caixa com 50 tiras reagentes, e a Insulina Lantus. Aos usuários inscritos no programa de Toxoplasmose são distribuídos quatro tipos de medicamentos diferentes.

A equipe faz ainda o acompanhamento dos processos de solicitação de insulina Glargina – medicamento de alto custo – assim como a disponibilização do medicamento para os pacientes já cadastrados. Os profissionais são responsáveis pela realização do pedido de medicamentos para combate à toxoplasmose gestacional à Gerência Regional de Saúde do município, bem como realização do controle e a disponibilização destes medicamentos para a população.

Na Farmácia de Minas é feito também o acompanhamento do grupo de colaboradores do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo (PNCT) do município, assim como a programação, armazenamento e disponibilização dos medicamentos referentes ao programa e fornecimento de relatórios periódicos sobre a utilização dos medicamentos.

Para efetuar o cadastro em algum dos programas da Farmácia de Minas, é necessário que o usuário de saúde leve cópia xerox da identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de endereço e a receita. No caso de diabetes, além de receita, é necessário apresentar um relatório médico informando qual o tipo de diabetes e a dose diária que o paciente terá que receber.

A farmácia funciona na avenida deputado Jorge Ferraz, nº 75, bairro Fênix. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3839-2490. 





SEM BANNERS NESTE LOCAL!