Saúde
SAÚDE: Lançada campanha de prevenção do câncer de boca 08/04/2014 às 08:46:57

A Prefeitura de Itabira realiza a partir desta segunda-feira (07) a campanha de prevenção do câncer de boca. Com o objetivo de aumentar os índices de diagnóstico precoce da doença e de lesões potencialmente malignas, a ação será executada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A campanha vai envolver dois níveis de prevenção. Na primária, serão divulgadas informações sobre o câncer bucal, o autoexame, os fatores de risco e a prevenção. Na secundária, haverá exames preventivos que serão realizados pelas equipes de saúde bucal da SMS.

No primeiro dia da campanha, dentistas da rede municipal participam de uma capacitação com o tema “Diagnóstico e cuidados odontológicos durante e após a terapia oncológica”. De terça-feira (08) até a sexta-feira (11), haverá avaliação bucal e orientações dos pacientes de riscos nas unidades de saúde municipais. A campanha conta ainda com orientações sobre prevenção da doença, feita pelas equipes de saúde bucal, na próxima quinta-feira (10), na avenida João Pinheiro, em frente ao Mercado Municipal. No final deste mês (26), será oferecida avaliação bucal para os idosos que participarem da campanha de vacinação contra a gripe.

“Por meio da campanha, além de identificar as lesões iniciais compatíveis com a doença, pretendemos ainda ampliar a educação e a percepção da população sobre a saúde bucal e a importância do diagnóstico precoce”, disse o secretário municipal de Saúde Reynaldo Damasceno.

Saiba Mais

O câncer bucal é uma doença grave. Se o diagnóstico é tardio, o prognóstico é desfavorável, com tratamentos mutilantes, caros e somente paliativos. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o fumo, a ingestão crônica de bebidas alcoólicas e a exposição prolongada à radiação solar. “Por isso a campanha é tão importante. Os dentistas da rede pública municipal estão empenhados nesta ação por acreditarem nos benefícios que ela pode trazer para a comunidade”, afirmou a chefe do Departamento de Ações em Saúde da SMS Vânia Maria Maimone Ribeiro. 





SEM BANNERS NESTE LOCAL!