Região
JEMG: Santa Bárbara sedia etapa microrregional 08/05/2014 às 17:33:32

Teve início ontem, 6 de maio, a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2014, em Santa Bárbara. Os jogos acontecem no período de 6 a 10 de maio nos quatro ginásios poliesportivos da cidade: Centro, Santa Mônica, São Vicente e São José. Trinta e sete escolas participam representando 11 municípios da região nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Os municípios participantes da etapa microrregional são: Barão de Cocais, Brumadinho, Caeté, Catas Altas, Moeda, Nova Lima, Nova União, Rio Acima, Sabará e Santa Bárbara.

Maior e mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais, o Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais, faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. Participam dos jogos as escolas com alunos do Ensino Fundamental e Médio, dos 853 municípios. O Jemg acontece em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 99, 98 e 97).

A mesa de autoridades foi composta pelos secretários municipais de Educação, Alexandre Mota, e de Governo, Esportes e Juventude, José dos Santos Dias; o presidente da Câmara de Santa Bárbara, Juarez Camilo; e o representante da Superintendência Regional - Metropolitana A, Aldo Moreira.

O acendimento da Pira Olímpica, marca do início do Jemg, foi feito pelo aluno Gabriel Santos, de Caeté. Já o tradicional juramento ficou a cargo da aluna santa-barbarense Jéssica Ketllen da Conceição.

As modalidades presentes no Jemg 2014 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia (modalidade de apresentação), voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Os vencedores de cada modalidade, módulo e gênero dos Jogos Escolares de Santa Bárbara (Jesb), ocorrido no mês de março, são aqueles que representam o município na etapa microrregional do Jemg. Sendo assim, as escolas santa-barbarenses participantes são as escolas municipais Marphiza Magalhães Santos; Iveta Moreira Novais; Irmã Amandina Maria; as estaduais Afonso Pena; José Álvares; Rodrigo de Castro Moreira Pena e a Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração (particular). Posteriormente, os representantes do Estado são indicados para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.

O encerramento do evento foi feito pela escola de dança Passo Real. A etapa regional acontecerá entre os dias 07 e 12 de junho, em João Monlevade. A estadual será sediada pela cidade de Uberaba, entre os dias 04 e 09 de agosto.





SEM BANNERS NESTE LOCAL!