Região
SANTA MARIA DE ITABIRA Terças e quintas são dias de coleta seletiva 14/04/2014 às 11:51:01

Reciclar para preservar. É com esta conscientização que o município de Santa Maria de Itabira emplaca a coleta seletiva de resíduos.

 Por isso, o lixo reciclável e o não reciclável (orgânico) serão recolhidos em dias diferentes. Além de respeitar a legislação ambiental pertinente, este procedimento traz benefícios para o meio ambiente.

 Como está definido, o lixo reciclável passa a ser recolhido duas vezes por semana – nas terças e quintas. Já o lixo orgânico, também chamado de não reciclável, por sua característica de decompor em menor tempo, passa a ser recolhido quatro vezes por semana – segundas, quartas, sextas e aos sábados.

 Mas para o pleno funcionamento deste novo sistema é imprescindível a participação da população santamariense, uma vez que são os próprios moradores que devem fazer a primeira separação do lixo ainda em suas casas. Assim, lixos como sacolas plásticas, papéis secos, pets, caixinhas de leite e outras embalagens em geral, precisam ser acondicionadas em sacos de lixo e colocadas para recolhimento nos dias determinados.

 Os lixos não recicláveis como restos de alimentos, cascas de legumes ou frutos, papeis úmidos, etc, também devem ser acondicionados e colocados em frente à residência em intervalo de tempo próximo ao horário que o caminhão coletor passa. Vale ressaltar que a afixação de lixeira em frente às residências é de responsabilidade individual de cada morador.

Na usina de triagem os lixos recicláveis passam por nova separação para receberem a destinação correta. Mas com a população fazendo este primeiro procedimento de separação para a coleta seletiva é possível evitar que muitos resíduos sólidos sejam contaminados os descartados no meio ambiente.





SEM BANNERS NESTE LOCAL!