Política
Prefeito Amigo da Criança é lançado em Itabira 11/03/2014 às 14:45:25
Na tarde dessa segunda-feira (24), a Prefeitura de Itabira apresentou à comunidade a Comissão Municipal de Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a participação de representantes da sociedade civil, dos poderes Executivo e Legislativo e dos conselhos municipais do Bem Estar do Menor (Combem) e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
 
Na oportunidade, a secretária municipal de Educação e articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança no município, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, falou sobre a importância da articulação em rede para o alcance dos objetivos das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
 
O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado pela Fundação Abrinq em 1996 e busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implantação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Este é um programa estratégico, pois favorece e incentiva o diálogo entre as diversas secretarias, conselhos e órgãos municipais, com o objetivo de tornar a gestão pública cada vez mais democrática, participativa e efetiva na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.
 
Segundo Luciane Santos, as áreas prioritárias de atuação são: acesso e qualidade na educação; fortalecimento do ensino fundamental; sobrevivência infantil, na infância e materna; trabalho infantil; violência contra crianças e adolescentes; sistema municipal de atendimento socioeducativo; atenção integral ao usuário de drogas; fortalecimento dos conselhos de direitos e tutelares.




SEM BANNERS NESTE LOCAL!