Política
Câmara vai participar Do Projeto Parlamento Jovem 11/03/2014 às 14:35:28
O Parlamento Jovem, programa que promove a inserção de alunos das escolas de ensino médio no universo do poder legislativo vai começar em março deste ano, com a participação de 8 escolas de Itabira. O projeto é uma parceria entre a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Pontifícia Universidade Católica- PUC-MG. As escolas escolhem três alunos que participam de várias atividades, culminando com a proposição de projetos de lei. O tema do Parlamento Jovem este ano é “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. A partir deste tema, os alunos vão debater, pesquisar e propor leis que vão de encontro às necessidades levantadas durante as reuniões que vão acontecer de 15 em 15 dias. A vereadora Marcela Cristina Lopes (PR) é monitora do projeto e explica que serão realizadas oficinas com os alunos através de material enviado pela Assembleia. Este ano serão 25 Câmaras Municipais participantes que vão propor projetos de lei, emendas ou anteprojetos de acordo com o tema.
 
Os alunos deverão defender os projetos elaborados a partir dos encontros que vão acontecer em Itabira e também em João Monlevade. Após a escolha dos melhores projetos, serão definidos 4 alunos do grupo que vão defender as propostas em reunião na Assembleia Legislativa. A expectativa da vereadora é que os alunos Itabiranos possam levantar propostas que sejam aproveitadas em âmbito estadual e no próprio município. “Pela recepção que o projeto teve com as diretoras das escolas, acredito que os alunos terão vontade de participar e levantar muitas questões sobre o tema”, disse Marcela. Já o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Assis Diguerê (PV), exalta a participação da juventude no processo político. “Quanto mais cedo os jovens tiverem contato com a política, mais cedo se tornarão cidadãos. O Parlamento Jovem vai servir como porta de entrada para muitos jovens Itabiranos”, defendeu Diguerê.
 
As escolas que vão participar do Parlamento Jovem são: Escola Estadual Trajano Procópio, Escola Estadual Prof. Marciana Magalhães, Escola Estadual Prof. Maricas Magalhães, Escola Estadual Palmira de Morais, Escola Estadual Dr. José de Grisolia, Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, Escola Estadual Prof. Emilio Pereira e Colégio Nossa Senhora das Dores. O lançamento do Projeto Parlamento Jovem está previsto para o dia 11 de março, às 19h, no plenário da Câmara.




SEM BANNERS NESTE LOCAL!