Política
SOCIAL: Plenário aprova denominação de ruas e utilidade pública para associações 13/08/2014 às 23:03:00

A Câmara de Itabira aprovou o projeto 77/2014, de autoria do vereador Pacelli Eustáquio (PMN), que denomina Elias Natalino Gavazza a Rua Quatorze, no bairro Colina da Praia. Do mesmo vereador, o projeto 79/2014, que denomina Maria Luiza Gonçalves de Oliveira a Rua Três no bairro Colina da Praia também foi aprovado.

O projeto 76/2014, de autoria do vereador Carlinhos Sacolão (PP), que denomina Joaquim Juliano de Figueiredo a Rua Presidente Costa e Silva, no bairro Vila Santa Rosa foi retirado da pauta pelo autor. A justificativa do projeto atenta para a lei estadual que impede a denominação de ruas e outros espaços públicos com referência a pessoas que tenham participado de ato de violação de direitos humanos. No caso da atual denominação, a rua leva o nome do presidente da época do regime militar que instalou o Ato Institucional número 5, AI5, em 1968. O vereador informou que vai avaliar a mudança do nome da rua com os moradores locais. Outra proposta de Carlinhos Sacolão, de número 80/2014, que denomina José Assunção de Carvalho a Rua Dois, no bairro São Cristóvão foi aprovada.

O projeto 78/2014, que declara de utilidade pública a Associação dos Moradores da Comunidade Rancho Novo, de autoria do vereador Pacelli Eustáquio foi aprovado em primeiro turno. Também foi aprovado o projeto que declara de utilidade pública A Associação do Bairro Clovis Alvim II, de autoria do vereador Geraldo Martins da Costa, Lado, (PMDB).

Foram aprovadas 43 honrarias votadas em bloco pelo plenário. As honrarias serão entregues na solenidade promovida pela Câmara para comemorar o aniversário de emancipação do município. O que chamou a atenção na reunião foi a solicitação do vereador Tãozinho Leite (PP) para a realização de audiência pública sobre a segurança no Município. Segundo o vereador, as ocorrências demonstram que o assunto deve voltar a ser discutido, já que outra reunião ocorreu no fim do ano passado. “A situação deve ser tratada com urgência, já que as propostas da última audiência não se tornaram efetivas”, declarou o vereador.

Homenagens

Foram homenageados durante a reunião ordinária o Secretário Municipal de Obras, Sebastião Ayres e a diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira – Acita, com Moção de Aplausos. A Acita recebeu homenagem pela realização da 9ª Edição do Circuito do Sabor. A homenagem foi proposta pelo vereador Sueliton Souza (PROS). Já a homenagem ao secretário foi proposta pelo vereador Lucio Mauro (PSC).





SEM BANNERS NESTE LOCAL!